Unidos por um ideal aqueles homens e mulheres iniciaram uma trajetória de lutas e dificuldades numa época de intenso preconceito. Foi um início difícil, mas se adaptaram às circunstâncias. Dezessete anos depois já tinham sede própria construída e inauguraram com alegria uma iniciativa que conquistaria respeito pela seriedade e responsabilidade.
Ao longo das décadas, com lutas e sacrifícios, ampliaram as conquistas, venceram desafios e deixaram um legado de trabalho, onde muitos braços e mentes ofereceram o esforço de seu trabalho e de sua dedicação. Interessante porque num esforço coletivo, onde ninguém foi ou é mais importante que outra pessoa, todos deram de si mesmos para a construção do ideal, sua manutenção e sequencia natural das atividades com a renovação natural de pessoas, cargos e responsabilidades, com uma continuidade que se mantém.
É bom relatar isso. Faz parte da história. Honra a memória e gera sentimentos de gratidão, alegria e amizade, apesar das lutas naturais. Meu avô João Carrara integrou a equipe de fundação, em 1923. Portanto, há 90 anos, exatamente no dia 22 de março. Não foi o principal articulador, mas participou dessas lutas de origem. Marcelino Martinez foi o articulador principal, entre outros nomes que podem ser resgatados pela memória ou por documentos. Era o início da trajetória história e abençoada do Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos, em Mineiros do Tietê.
Em 1940 fundaram um lar para idosos, que recebeu o nome de José Gonçalves, outro valoroso integrante dessa equipe de homens de bem. Com a morte do fundador, o filho Fernando Martinez dá continuidade ao trabalho e em 1947 o jovem Pedro Carrara, então com apenas 21 anos, assume a Presidência para longo e profícuo período de intenso progresso na história da instituição.
Ao longo dos anos, nomes respeitáveis e queridos, que deixamos de reproduzir aqui para não cometer equívocos de esquecimentos, integraram a operosa equipe de trabalho que manteve o ideal inicial de estudo, divulgação e prática do Espiritismo, que norteia a vida e a história da respeitável instituição. Pedro faleceu em 1982 e em 1990 é fundado o Projeto Pedro Carrara, que centraliza as atividades de promoção humana e assistência aos necessitados, existentes desde a fundação.
Mas não é só, obviamente. A vivência diária do ideal mantém intensa programação de atividades, que vão se adaptando no tempo com as naturais mudanças do progresso e mesmo dos integrantes que deixam ou chegam à instituição, por variados motivos.
Nesta programação está em primeira linha o estudo da Doutrina Espírita, o estímulo à sua vivência e o trabalho no bem, em variadas frentes. N este empenho surgiram e se mantém eventos, encontros e programa que incentivam as artes, o crescimento intelecto-moral , estimulando o bem e a fraternidade, tendo com bandeira o respeito a todas as crenças e às diferenças individuais, como não poderia deixar de ser.
O Espiritismo, embasado e estruturado em suas bases com o Evangelho de Jesus, foi e continua sendo a inspiração para o ideal que prossegue firme, apesar de todas as limitações naturais que nos caracterizam a natureza humana. Doutrina que adota como lema que Fora da Caridade não há salvação, estimula o bem e o esforço pelo progresso moral em seus adeptos, fazendo compreender o sentido da palavra salvação no contexto de prevenção das quedas morais. Colocando-se à disposição de quem queira conhecê-lo, sem qualquer imposição ou exigência, sua prioridade é a melhora moral do ser humano.
Sentimo-nos honrados e felizes por integrarmos a história dessa abençoada instituição, a quem muito devemos. E desejamos aqui, homenageando-a e a seus integrantes do passado e do presente, agradecer igualmente à população da cidade, pelo apoio incondicional de sempre. Afinal 90 anos significam nove décadas de trabalho e dedicação no bem.
De 1923 a 2013 muitas mudanças históricas e sociais ocorreram na humanidade. Nesse trajeto todo, de vidas e fatos, o ideal solidificou-se e prossegue firme; eventos no fim de semana marcaram as comemorações. Nossa gratidão e nossos cumprimentos. Há muito trabalho por fazer. Prossigamos, pois! Para saber mais acesse: http://www.centroespiritafxs.com.br/
Orson Peter Carrara.
Nasceu em Mineiros do Tietê – SP no dia 10 de março de 1960. Filho de pais espíritas (Roberto Pasqual Carrara e Genoefa Altemari Carrara), desde cedo vinculou-se ao Centro Espírita “Francisco Xavier dos Santos”, onde participou das antigas Aulas de Espiritismo às Crianças, da Mocidade Espírita e chegou à Presidência da Instituição por várias gestões. Na época de infância e mocidade, recebeu grande influência, em sua formação doutrinária do tio Pedro Carrara, autêntico e valoroso espírita da cidade, além dos exemplos dos pais no trabalho espírita. Atualmente reside em Matão – SP com a família. É casado com Aparecida Neuza Marana Carrara. Os filhos Cíntia, Cássio e Alexandre (os dois últimos, gêmeos) completam-lhe a família. Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve nos Estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Rio Grande do Sull, Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraiba, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita.Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais, colunista da Rádio Alô. Tendo presidido por várias gestões a Use Regional Jaú, adquiriu grande experiência e enorme relacionamento com as Casas Espíritas da região, o que lhe valeu ampliar os contatos com dirigentes e instituições espíritas. Desse enorme relacionamento nasceu a idéia (hoje realidade concretizada) de organizar jornada de palestrantes, de diversos lugares do Brasil, que visitam variadas instituições, em programações específicas de divulgação espírita.Também mantém colunas em diversos jornais e sites não espíritas, com abordagens de estímulo ao crescimento do ser humano, onde normalmente faz indicações de filmes e livros, entre outras abordagens.
Comentários