Dá a quem te pedir – Sidney Francese Fernandes

 

“Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” – Mateus 5:42
“Na guerra contra a Espanha, o Presidente dos Estados Unidos precisava comunicar-se com Garcia, o chefe dos rebeldes, que se encontrava no interior cubano, não se sabendo exatamente onde.

— Se há alguém capaz de encontrar Garcia, esse homem há de ser Rowan.

Após quatro dias de uma conversa com o Presidente, Rowan saltava de um barco, alta noite, nas costas de Cuba. Como se embrenhou no sertão, atravessou a pé um país e entregou a carta a Garcia, não vêm ao caso aqui pormenorizar. O que é importa é que Rowan pegou a carta e nem ao menos perguntou: “- Onde é que ele está?”.

Aleluia! Eis aí um homem cujo busto deveria ser colocado em cada escola do país.”

Do Artigo “Uma Mensagem a Garcia”, de Helbert Hubbard,publicado em 1899.

Se eu solicitar a alguém uma pesquisa sobre determinado personagem eu obterei, prontamente, a resposta: – Sim, é para já!? Infelizmente não. Possivelmente, esse funcionário irá pedir a um companheiro que o ajude a encontrar Garcia e depois voltará para me dizer: – Esse homem não existe!

Evoluímos muito. As pessoas estão mais conscientes de que cada consumidor é um fiscal de suas atividades. Todos exigem bom atendimento. Mas, de vez em quando encontramos pobres coitados que procuram se esquivar o quanto podem do trabalho,do aperfeiçoamento e da BOA VONTADE.

Eu estava num grande mercado quando duas moças dirigiram-se a um rapaz, próximo da seção de bebidas. Pediam que as auxiliasse a encontrar determinado produto. Não pude deixar de ouvir o funcionário dizer: – Este assunto não é comigo. – O senhor não trabalha neste mercado? – Perguntei. – Trabalho, mas não neste setor. Finalizou o “esperto” funcionário.

O mundo está precisando de pessoas que atuem não apenas em uma área, mas que resolvam vários problemas simultaneamente. Mas, os componentes principais desses “heróis” de hoje não são apenas capacidade e versatilidade. Indispensável que tenham boa vontade, disposição para o trabalho e solicitude.

“O grito do mundo inteiro praticamente se resume nisso: Precisa-se, e precisa-se com urgência, de um homem capaz de levar uma mensagem a Garcia.”

Há dentro de nós uma força extraordinária. Não temos consciência dela ou a empregamos inadequadamente.

A otimização desse canal com Deus depende exclusivamente de cada um: – aproveitar oportunidades; – estar pronto para o que der e vier; – não pensar muito para fazer favores ou boas ações. Boa vontade gera otimismo, que gera entusiasmo, que se transforma em adrenalina divina. “Boa vontade entre os homens” não é apenas um cântico de Natal.

É o combustível que tempera os extraordinários talentos que Deus colocou à nossa disposição.

 

Sidney Francese Fernandes

É espírita desde a infância, voluntário e orador do Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru-SP, faz palestras por todo o Brasil, funcionário aposentado do Banco do Brasil, colunista da Rádio Alô, e divulgador da mensagem cristã por todos os meios e mídias possíveis.