Estamos mesmo num processo gigantesco de mudanças no planeta. Entre elas a conscientização coletiva do valor da solidariedade, do “estender de mãos” uns com os outros e mesmo a implantação de uma nova mentalidade, mais amadurecida, que valoriza os compromissos conscienciais, respeita as diferenças – todas elas – e percebe a prevalência do interesse coletivo sobre os caprichos individuais.
O egoísmo galopante de outros tempos está perdendo terreno para uma percepção mais aguçada dos esforços compartilhados e coletivos. Felizmente. Isso modificará gradualmente os costumes e imporá uma nova ordem social.
São marcantes as novas iniciativas que se observam na sociedade. Hoje, e quando digo hoje refiro-me a um tempo que se estende a alguns anos, já há preocupações coletivas, de alívio às dificuldades humanas e aos esforços gerais para que haja mais harmonia entre a lei e os costumes e mesmo diante das necessidades novas que surgem das modificações próprias de uma humanidade que evolui e cresce sem cessar. Note-se mesmo que tais progressos verificam-se não só nas conquistas da tecnologia, mas igualmente na legislação em geral, nos costumes, na queda de paradigmas ultrapassados e nas perspectivas incessantes que se abrem.
Pois eis que surge uma iniciativa brilhante. Algo simples, mas bem exemplar do que a boa vontade é capaz de realizar. Sim, simplesmente a boa vontade. Algo que não exige tanto, apenas a maleabilidade de perceber os benefícios que podem ser alcançados com um simples gesto.
Um hospital de Belo Horizonte-MG instalou na área de quimioterapia um telão para que os pacientes visualizem mensagens que qualquer pessoa pode enviar pela internet. Escrevemos um texto solidário, amigo, confortador, e ele é mostrado aos pacientes durante as sessões. Olha que idéia brilhante!
Basta acessar o site www.doepalavras.com.br e enviar sua mensagem. Ela será mostrada aos pacientes. Aproveite o acesso e veja o vídeo. Você sentirá o alcance de seu gesto…
O que mais me empolgou é que essa idéia inovadora, embora simples, pode servir para outras áreas, inclusive educativas, para incentivar e beneficiar pessoas.
Não é algo mesmo genial? Quantos de nós não poderemos usar a idéia e implantar a mesma providência em empresas, escolas, etc.? Tudo para divulgar o belo, conscientizar as mentes, educar corações…
Estamos mesmo vivendo uma nova fase na história humana!
.
Orson Peter Carrara.
Nasceu em Mineiros do Tietê – SP no dia 10 de março de 1960. Filho de pais espíritas (Roberto Pasqual Carrara e Genoefa Altemari Carrara), desde cedo vinculou-se ao Centro Espírita “Francisco Xavier dos Santos”, onde participou das antigas Aulas de Espiritismo às Crianças, da Mocidade Espírita e chegou à Presidência da Instituição por várias gestões. Na época de infância e mocidade, recebeu grande influência, em sua formação doutrinária do tio Pedro Carrara, autêntico e valoroso espírita da cidade, além dos exemplos dos pais no trabalho espírita. Atualmente reside em Matão – SP com a família. É casado com Aparecida Neuza Marana Carrara. Os filhos Cíntia, Cássio e Alexandre (os dois últimos, gêmeos) completam-lhe a família. Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve nos Estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Rio Grande do Sull, Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraiba, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita.Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais, colunista da Rádio Alô. Tendo presidido por várias gestões a Use Regional Jaú, adquiriu grande experiência e enorme relacionamento com as Casas Espíritas da região, o que lhe valeu ampliar os contatos com dirigentes e instituições espíritas. Desse enorme relacionamento nasceu a idéia (hoje realidade concretizada) de organizar jornada de palestrantes, de diversos lugares do Brasil, que visitam variadas instituições, em programações específicas de divulgação espírita.Também mantém colunas em diversos jornais e sites não espíritas, com abordagens de estímulo ao crescimento do ser humano, onde normalmente faz indicações de filmes e livros, entre outras abordagens.
Comentários