O notável Mazzaropi – Orson Peter Carrara

O notável Mazzaropi, de tanto sucesso no cinema nacional, que tanto divertiu o público com sua espontaneidade caipira, ator e cineasta nascido em São Paulo no dia 9 de abril de 1912 e morto em Taubaté em 13 de junho de 1981, teve seu centenário de nascimento que passou despercebido.

Como podemos (refiro-me à grande mídia nacional) esquecer tão importante data? É verdade que a TV CULTURA exibiu seus filmes (e continua homenageando), comentou o centenário em alguns programas. Mas não era o caso de termos um Globo Reporter exclusivo sobre esse talento nacional?

Sim, é o centenário de nosso gênio nacional, de nosso “Carlitos” brasileiro. Sugiro ao leitor consultar a internet, pesquisando biografia e seu envolvimento com o rádio, teatro e televisão e, claro, com o cinema. São muitos filmes, todos com aquele perfil ingênuo que o grande ator conseguiu imprimir em seus famosos personagens.

Quantas vezes nosso antigo Cine Central, em Mineiros do Tietê, não exibiu os filmes de Mazzaropi ?

Tais recordações da infância estão gravadas em nossas memórias.
Abstenho-me de simplesmente transcrever dados biográficos. O leitor encontrará com facilidade na internet. Objetivo foi mesmo registrar o centenário desse magnífico ator e cineasta nacional, que deveria ser lembrado e homenageado como também foi Chico Anísio.

É de se lamentar que determinados personagens da história fiquem esquecidos e desconhecidos das novas gerações. Alguns ficam em destaque, outros esquecidos. Basta lembrar, por exemplo, o grande maestro Ray Conniff, que também não foi citado com as homenagens que merece.

Temos mesmo memória frágil. Esquecemos aqueles que constroem nossa história.
Não poderia omitir-me. Fica aqui o registro e a gratidão ao grande ator, que marcou época no cinema nacional. É a criatividade humana capaz de influenciar gerações, de deixar registros gravados na memória.

Colocam sua inteligência, seu talento, para emocionar, para fazer rir ou chorar, para mostrar realidades do cotidiano que todos conhecem e que eles interpretam com tanta competência.

Parabéns Amacio (era seu nome)! E muito grato pelas boas gargalhadas que aliviaram momentos tensos…

Para assistir ao filme abaixe o volume do player da rádio.

 

 

Orson Peter Carrara.

Nasceu em Mineiros do Tietê – SP no dia 10 de março de 1960. Filho de pais espíritas (Roberto Pasqual Carrara e Genoefa Altemari Carrara), desde cedo vinculou-se ao Centro Espírita “Francisco Xavier dos Santos”, onde participou das antigas Aulas de Espiritismo às Crianças, da Mocidade Espírita e chegou à Presidência da Instituição por várias gestões. Na época de infância e mocidade, recebeu grande influência, em sua formação doutrinária do tio Pedro Carrara, autêntico e valoroso espírita da cidade, além dos exemplos dos pais no trabalho espírita. Atualmente reside em Matão – SP com a família. É casado com Aparecida Neuza Marana Carrara. Os filhos Cíntia, Cássio e Alexandre (os dois últimos, gêmeos) completam-lhe a família. Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve nos Estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Rio Grande do Sull, Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraiba,  por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita.Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais, colunista da Rádio Alô. Tendo presidido por várias gestões a Use Regional Jaú, adquiriu grande experiência e enorme relacionamento com as Casas Espíritas da região, o que lhe valeu ampliar os contatos com dirigentes e instituições espíritas. Desse enorme relacionamento nasceu a idéia (hoje realidade concretizada) de organizar jornada de palestrantes, de diversos lugares do Brasil, que visitam variadas instituições, em programações específicas de divulgação espírita.Também mantém colunas em diversos jornais e sites não espíritas, com abordagens de estímulo ao crescimento do ser humano, onde normalmente faz indicações de filmes e livros, entre outras abordagens.