Olimpíadas – Orson Peter Carrara

No momento em que ocorrem as Olimpíadas, é oportuno trazer ao conhecimento do leitor o texto abaixo, que transcrevo na íntegra, pauta de divulgação do importante evento cultural, da M. Bignardi Comunicação:

“Neste momento em que o esporte fala mais alto em decorrência da Olimpíada de Londres, chega às prateleiras o livro intitulado “Os Olímpicos- Deuses e Jogos Gregos”, de autoria da paulista Lauret Godoy. Conhecida como a pena olímpica do País, esta professora universitária de Educação Física com especialização em administração esportiva pela USP, exibe o berço dos Jogos, num texto acessível, cujas ilustrações foram escolhidas pela filatelia, imagens consagradas pelo correio de todo universo. Para Lauret, que já foi campeã sul-americana de Atletismo na prova de revezamento 4 x 100m rasos, e integrante das delegações brasileiras dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980 e Los Angeles, em 1984, seu desejo foi conceder um toque moderno e variado da antiga, bonita, multifacetada e esportiva história que a Grécia legou à humanidade.

Vale ressaltar que Lauret Godoy, que obteve o prêmio literário Troféu Comitê Olímpico Brasileiro em 1982, por seu trabalho ‘Jogos Olímpicos da Grécia. O Mais Belo Capítulo Esportivo da Antiguidade’, é autora, entre outras obras, dos livros “O Jovem Santos Dumont”, “Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga”, “Segurança nos Esportes” e os infanto-juvenis “Santos-Dumont – O Sonho que criou Asas” e “O Santista Voador– Bartolomeu de Gusmão”. Com 215 páginas, “Os Olímpicos – Deuses e Jogos Gregos”, lançamento da editora Meca, custa 35 reais e já está à venda nas principais livrarias. O lançamento da obra acontece no dia 16 de agosto, às 20 horas, no Clube Esperia (Avenida Santos Dumont, 1313, Capital), por ocasião dos 38 anos do Panathlon Club São Paulo, associação que divulga e defende os valores da atividade física.”

Lauret é uma grande amiga. Conhecemo-nos há pouco tempo, mas o suficiente para intensa aproximação, já que ambos com grande gosto pela literatura e com perfil de estímulo na divulgação de bons livros. Não poderia deixar de fazê-lo aqui. Lauret presenteou-me ainda com o privilégio de participar de sua preciosa obra, o que muito me honra. Com bondade citou-me no Palavras da Autora e ainda destacou-me na página de rosto da obra. Não era preciso isso, a obra é dela, mas sua bondade espontânea o fez. Com gratidão e alegria aqui estamos para indicar o valoroso trabalho dessa valorosa autora aos leitores.

É o que a amizade é capaz de fazer. O sentimento nobre e puro da amizade fortalece os seres, aproxima-os na afinidade do ideal e cria a fraternidade real, caminho único para uma sociedade justa e saudável que tanto desejamos.
Orson Peter Carrara.

Nasceu em Mineiros do Tietê – SP no dia 10 de março de 1960. Filho de pais espíritas (Roberto Pasqual Carrara e Genoefa Altemari Carrara), desde cedo vinculou-se ao Centro Espírita “Francisco Xavier dos Santos”, onde participou das antigas Aulas de Espiritismo às Crianças, da Mocidade Espírita e chegou à Presidência da Instituição por várias gestões. Na época de infância e mocidade, recebeu grande influência, em sua formação doutrinária do tio Pedro Carrara, autêntico e valoroso espírita da cidade, além dos exemplos dos pais no trabalho espírita. Atualmente reside em Matão – SP com a família. É casado com Aparecida Neuza Marana Carrara. Os filhos Cíntia, Cássio e Alexandre (os dois últimos, gêmeos) completam-lhe a família. Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve nos Estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Rio Grande do Sull, Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraiba,  por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita.Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais, colunista da Rádio Alô. Tendo presidido por várias gestões a Use Regional Jaú, adquiriu grande experiência e enorme relacionamento com as Casas Espíritas da região, o que lhe valeu ampliar os contatos com dirigentes e instituições espíritas. Desse enorme relacionamento nasceu a idéia (hoje realidade concretizada) de organizar jornada de palestrantes, de diversos lugares do Brasil, que visitam variadas instituições, em programações específicas de divulgação espírita.Também mantém colunas em diversos jornais e sites não espíritas, com abordagens de estímulo ao crescimento do ser humano, onde normalmente faz indicações de filmes e livros, entre outras abordagens.