Parabéns e gratidão ao SESI – Orson Peter Carrara

Na noite de sexta-feira, dia 09 de agosto, Matão viveu o privilégio de receber na sede do SESI, com público superior a 600 pessoas, o notável maestro e pianista João Carlos Martins, com a Bachiana Filarmônica SESI-SP.

O evento, de impecável organização, fez brilhar a noite matonense, emocionou o enorme público e traduziu incomparável oportunidade cultural pela música. Com clássicos e músicas inesquecíveis, adaptações e excelente performance surpreendeu as pessoas que buscaram as instalações da nova quadra inaugurada pelo SESI para o importante acontecimento da ilustre presença.

Com integrantes jovens e experientes músicos, a orquestra tem se apresentado em várias cidades brasileiras e também no exterior, brilhando com a dedicação que é bem definida pela performance da apresentação.

Não há como silenciar diante de tão extraordinário espetáculo cultural. A música é valioso instrumento de sensibilização humana e sentimo-nos todos envolvidos agradavelmente, emocionados com expressão, diante dessa arte maravilhosa na união de notas, ritmo, instrumentos, melodia na composição e, claro, a inspiração de históricos compositores, sejam clássicos ou não.

O fato final, contudo, é que a música com o prazer auditivo que proporciona, chega ao coração de maneira muito peculiar.

Música lembra harmonia. Esta significa sucessão de sons agradáveis ao ouvido. Arte de formar e dispor os acordes musicais. Concórdia, paz e amizade entre pessoas. Ordem, coerência. E também pode ser definida como resultante de um arranjo musical; como um sentido íntimo da alma e que é percebida em razão do desenvolvimento desse sentido íntimo da alma.

Na verdade, se pensarmos bem, a música amolece a alma, ou, em outras palavras, ela é a única arte capaz de sensibilizar corações endurecidos, travados nas emoções, constituindo-se em poderoso instrumento de moralização humana pelos acordes que leva à alma.

Por tudo isso e muito mais que poderíamos comentar e argumentar, queremos cumprimentar e agradecer ao SESI-SP, na pessoa de seu Presidente, Paulo Skaf, à unidade Matão, pela oportunidade que concedeu à cidade e, claro, ao Maestro Martins, bem como à orquestra. Que maravilha! Matão adicionou mais cultura à sua bagagem coletiva. Que o diga o público que ali esteve na noite de sexta-feira.

Não há como permanecer impassível diante do exemplo de união e harmonia numa orquestra. A emoção e a alegria trazidas pela harmonia dos sons, em ritmos próprios de cada composição, fazem a alma sentir o quanto é preciso agir com entusiasmo e gratidão perante a vida e seus desafios.

Muito grato, pois, pelas emoções vividas durante o evento. Ao mesmo tempo que agradecemos, partilhamos com os nossos leitores este momento incomparável e sugerimos pesquisarem no portal youtube o trabalho do magnífico maestro.

 

Orson Peter Carrara.

Nasceu em Mineiros do Tietê – SP no dia 10 de março de 1960. Filho de pais espíritas (Roberto Pasqual Carrara e Genoefa Altemari Carrara), desde cedo vinculou-se ao Centro Espírita “Francisco Xavier dos Santos”, onde participou das antigas Aulas de Espiritismo às Crianças, da Mocidade Espírita e chegou à Presidência da Instituição por várias gestões. Na época de infância e mocidade, recebeu grande influência, em sua formação doutrinária do tio Pedro Carrara, autêntico e valoroso espírita da cidade, além dos exemplos dos pais no trabalho espírita. Atualmente reside em Matão – SP com a família. É casado com Aparecida Neuza Marana Carrara. Os filhos Cíntia, Cássio e Alexandre (os dois últimos, gêmeos) completam-lhe a família. Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve nos Estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Rio Grande do Sull, Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraiba,  por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita.Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais, colunista da Rádio Alô. Tendo presidido por várias gestões a Use Regional Jaú, adquiriu grande experiência e enorme relacionamento com as Casas Espíritas da região, o que lhe valeu ampliar os contatos com dirigentes e instituições espíritas. Desse enorme relacionamento nasceu a idéia (hoje realidade concretizada) de organizar jornada de palestrantes, de diversos lugares do Brasil, que visitam variadas instituições, em programações específicas de divulgação espírita.Também mantém colunas em diversos jornais e sites não espíritas, com abordagens de estímulo ao crescimento do ser humano, onde normalmente faz indicações de filmes e livros, entre outras abordagens.