Viva intensamente ! – Murilo Arruda

É muito fácil notarmos frases sendo veiculadas principalmente nas redes sociais dizendo “Viva intensamente o hoje, pois o amanhã poderá não existir” e percebemos que algumas pessoas ao interpretarem de forma errônea esse tipo de frase acabam se colocando em situações embaraçosas desperdiçando o seu bem mais precioso que é a Vida, através dos mais diversos vícios, achando que fazer tudo o que desejam e experimentar as mais diversas emoções é sinônimo de viver intensamente, esquecendo, momentaneamente, que para toda ação existe uma reação.

Todos sabemos que Deus nos concedeu através do seu Amor incondicional o livre-arbítrio e deixou somente para nós a decisão de escolhermos que caminho seguir, e também nos concedeu o conhecimento de todas as suas Leis Universais, tudo muito bem escrito em um lugar chamado Consciência; somos constantemente lembrados dos nossos deveres perante a nós e ao próximo através dos ensinamentos do Cristo muito bem mostrado nos evangelhos, porém na maioria das vezes nos fazemos indiferentes perante a ela, fato muito bem esclarecido por Kardec através dos Espíritos Superiores como nos mostra O Livro dos Espíritos-Questões 621 e 621 item “a”:

“621. Onde está escrita a lei de Deus?

Na consciência.

a) — Visto que o homem traz em sua consciência a lei de

Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?

Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada.

Jesus nos diz em João, Capítulo 14, versículo 6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. E também nos falou sobre o amor ao próximo e a nós mesmo; com isso podemos entender que viver intensamente é viver o Amor ensinado pelo Cristo, e procurarmos fazer o bem a todos que nos cercam e que conosco convivem; é procurarmos estender a mão sempre a quem precisa sem esperar recompensa alguma; é cuidarmos da nossa saúde física e espiritual, para aí sim experimentarmos um pouco da verdadeira felicidade tão almejada, e vezes muitas procurada em emoções entorpecedoras e momentâneas que nos trarão consequências funestas no futuro.

Quanto ao amanhã, ele sempre existirá! O amanhã é garantia Divina; pode ser que não mais neste plano ou nesta dimensão, mas o amanhã estará sempre disponível para aqueles que quiserem se modificar interiormente e fazer um caminho de muito amor e fraternidade.

 

Murilo Arruda de Souza, participa do movimento espírita da cidade de Matão-SP. Faz parte do grupo de trabalhadores da Comunidade Espírita Cairbar Schutel e do Centro Espírita O Clarim. Participou por muito tempo dos movimentos de jovens espíritas, em encontros, seminários e confraternizações, atuando inclusive como monitor.